Catadores como Protagonistas da Sustentabilidade são Homenageados em Evento da Prefeitura de Patos

Em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, comemorado neste sábado, 17 de maio, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou, na manhã desta sexta-feira (16), o evento “Reciclar é Valorizar – Catadores como Protagonistas da Sustentabilidade”. A iniciativa aconteceu das 8h às 12h, no auditório da Fundação Ernani Satyro, reunindo catadores de materiais recicláveis, representantes públicos, técnicos e profissionais da área ambiental para um momento de reconhecimento, capacitação e escuta ativa.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alex Wagner, destacou a importância do evento como instrumento de valorização dos catadores, fundamentais para o funcionamento da coleta seletiva e a sustentabilidade do município.

“Esse evento é muito importante, não só para a Associação dos Catadores, mas para o município como um todo. Os catadores ajudam a reduzir significativamente os resíduos enviados ao aterro sanitário, o que também representa economia para os cofres públicos, permitindo mais investimentos em áreas como saúde e educação,” ressaltou.

Durante a programação, os participantes assistiram a uma palestra com a administradora e consultora empresarial Rebeca Cavalcante, que falou sobre empreendedorismo e o protagonismo dos catadores como agentes do empreendedorismo verde. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promoveu uma oficina voltada à saúde, segurança do trabalho e o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), os quais também foram entregues aos trabalhadores presentes.

“Falamos sobre saúde física, ergonomia, nutrição e prevenção de acidentes. O cuidado com o corpo e com os equipamentos é essencial para o bem-estar desses trabalhadores que exercem uma função tão essencial,” explicou Giglielli Modesto, coordenadora do Cerest.

O evento também contou com uma mesa-redonda sobre os desafios e oportunidades enfrentados pelos catadores no contexto da sustentabilidade urbana. A presidente da ASCAP (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Patos), Maria Nilma, agradeceu o apoio da prefeitura e reforçou a importância do reconhecimento:

“Estamos muito felizes com essa ação. A ASCAP existe desde 2006 e vem crescendo com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente. Hoje temos 15 trabalhadores diretos e realizamos não apenas a triagem, mas também a coleta. A ajuda do município é essencial, pois o valor do material reciclável ainda é muito baixo.”

Para o vice-prefeito de Patos, Jacob Souto, o evento foi um momento de justiça e valorização profissional: “Esses trabalhadores são responsáveis por ampliar a vida útil dos aterros sanitários, além de gerar renda e dignidade. Nada mais justo do que reconhecer essa contribuição de forma pública.”

Com o tema central “Catadores como Protagonistas da Sustentabilidade”, o evento reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da coleta seletiva e o desenvolvimento sustentável. De acordo com Alex Wagner, novas ações e programas já estão sendo planejados para expandir ainda mais o alcance do trabalho dos catadores no município.