O Programa Antes Que Aconteça, iniciativa voltada à prevenção da violência contra a mulher, lançou oficialmente, nesta sexta-feira (14), uma parceria estratégica com a Solar Coca-Cola. A solenidade ocorreu no Centro de Convenções, em João Pessoa, reunindo autoridades, representantes de instituições e convidados que atuam na defesa dos direitos das mulheres.
A parceria transforma a frota de veículos da empresa em um canal de conscientização, com adesivação de mais de 300 veículos com QR Codes e telefones para denúncias. Além disso, também há a distribuição de materiais educativos que reforçam o combate à violência e a promoção do acolhimento e da autonomia feminina.
Entre as instituições que manifestaram apoio à iniciativa, destacou-se o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB). O presidente da Corte, conselheiro Fábio Nogueira, participou do evento e reafirmou o compromisso do Tribunal com ações que promovam proteção, dignidade e respeito às mulheres.
A senadora Daniella Ribeiro (PP), idealizadora do programa, afirmou que a parceria chega para fortalecer o “Antes que Aconteça”. “Nós apresentamos o projeto em Brasília, e a Solar Coca-Cola abraçou.
Em entrevista durante a cerimônia, Fábio Nogueira destacou que o programa dialoga diretamente com demandas urgentes da sociedade.
“Eu apoio, à medida que essa iniciativa vem ao encontro do sentimento de toda a sociedade, que não admite qualquer tipo de violência contra a mulher”, afirmou. Ele ressaltou que o enfrentamento precisa ir além da violência física.
“Quando falamos em violência, não é só a agressão física, mas também a psicológica e todas as formas às quais as mulheres, muitas vezes, são submetidas. Por isso, esse projeto merece todos os aplausos”, completou.
O presidente reforçou ainda que o TCE-PB se soma às instituições parceiras para fortalecer ações preventivas. “Estamos aqui para expressar o apoio da nossa instituição a esse belíssimo projeto Antes Que Aconteça, que tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e segura.”
O vice-governador Lucas Ribeiro (PP), que também esteve no lançamento da parceria, ressaltou que a luta pela proteção das mulheres não é somente das mulheres, mas de toda sociedade. “Porque quando uma mulher é vítima, todos que estão ao seu redor, sua família, também são vítimas desse fato. Portanto, a gente tem que se unir, abraçar essa causa. E é isso que estamos fazendo”, pontuou.


